segunda-feira, 8 de novembro de 2010

[Texto]: Todo DJ adora o Chris





Existem duas coisas que sou apaixonado: música e filme, especialmente seriados.  Quem nunca comprou quando pequeno ou até hoje um LP ou CD da trilha sonora de algo que viu na telinha?  Muitas vezes a soundtrack é infinitamente melhor que a própria história. Mas, o bom mesmo é achar algo que una o útil ao agradável, que o enredo e o som te ensinem, te inspirem e te projetem ao futuro. Eu achei, em plena TV aberta: EVERYBODY HATES CHRIS.

A série narra a história de Chris Rock, célebre ator e comediante da televisão, e desventuras de sua adolescência durante a década de 80, a começar pela luta que teve de travar para encontrar seu espaço num colégio frequentado por brancos, muito distante de sua casa. Como o mais velho de três irmãos no bairro de  Bed Stuy, no distrito do Brooklin, na cidade de Nova York, também precisou manter os mais novos na linha e superar os testes de sua escola, quanto ao preconceito e as dificuldades da época.

E o que isso tem haver comigo, DJ Astek?  Ao assistir pela primeira vez, de cara identifiquei  o que eu enfrentei e todo DJ profissional enfrenta no começo de carreira para conseguir um espaço. Depois, ouvi várias músicas que fizeram parte da minha infância, da minha adolescência e até hoje fazem parte da minha coleção. Além disso, cada episódio conta também fases áureas da música de pista de dança e da cultura djing. É uma viagem rápida do passado aos dias de hoje. Uma ligaçao entre  clássicos do soul, da disco, do hip hop, do rock, do reggae, do pop.

O seriado parou de ser exibido na TV americana em 2009 e aqui rola desde 2007. O episódio que gosto mais e não me canso de assistir é o 17 da segunda temporada. “Everybody Hates DJs”, no qual Chris assume a responsabilidade de comandar uma dancefloor. Sem dúvidas nenhuma, recomendo para qualquer DJ, novatos, veteranos e amantes de boa música e principalmente pesquisadores, que assim como eu, se preocupam em manter uma cultura.

Quer assistir? Todo dia as 17h00 na Rede Record ou Youtube
Quer ler mais a respeito? Wikipedia